Resenha: O Nome do Sonho - M. Deméter

Título: O Nome do Sonho
Autora: M. Deméter
Editora: Garcia
Páginas: 312

SINOPSE: O que você faria se descobrisse que toda a sua realidade não passa de uma fantasia e tudo se baseasse na existência de uma única pessoa?
Pode parecer ilusão, mas essa é a realidade de O Nome do Sonho. Anne já se acostumou com ela, mas Vivian não a aceita com tanta facilidade.
Em um mundo onde todos os sonhos são possíveis, talvez o amor possa transformar os conceitos de realidade e ficção, mas nunca sem sacrifícios.

"(...) O problema de mentir tanto para si mesma era que às vezes a verdade estava estampada na cara e ela não era capaz de acreditar."

Vivian  uma mulher que cresceu em um orfanato e não tem a minima ideia sobre sua família. Ela nunca foi adotada e nunca sentiu o sentimento que temos em uma família unida.
Assim que saiu do orfanato começou a trabalhar em uma editora próximo a sua casa, com a intenção de um dia publicar um livro, mas aos poucos começou a perder a esperança e assim como muitos de seus sonhos esse foi mais um que ela sentiu desmoronar.
Passou a viver praticamente uma farsa, fingia que estava bem e tratava as pessoas superficialmente, nunca demonstrava nem mesmo um sorriso sincero, ficou tão boa com mentiras que ela mesmo acreditava nelas.
As única pessoa que ela chegou a conversar verdadeiramente eram Antony um escritor que frequentava a editora e sua netinha Anne. Mas, Antony veio a falecer e a Vivian se distanciou mais de Anne.

"(...) Chorava ainda mais pela verdade, que sempre fora mais assombrosa que todas as mentiras juntas. Pela verdade que queria que fosse um mentira e pelas mentiras que queria que fossem verdades."

Sem saber, Vivian dormia e vivia em um mundo paralelo, em seus sonhos e após muito tempo, conseguiu um dia se lembrar do seu sonho, o incrível é que parecia real, e apesar de Vivian não ter a menor ideia de onde, sabia que conhecia a pessoa de seu sonho.
Anne também tinha alguns sonhos, conseguia sempre conversar com o avô Antony, e acreditava piamente que era real. 
Ao contrario de Vivian, Anne adorava um mundo de fantasias, e acreditava em muitas coisas.

(...) Contudo, as vezes é preciso desistir de procurar para finalmente encontrar o que buscamos."

É uma historia cheia de fantasias, daquelas que nos fazem sonhar acordado e apesar de ser narrado em terceira pessoa a todo momento é possivel nos sentir como o personagem, vivendo aquele drama, e também paralelo a isso, temos uma grande dose de realidade, onde a personagem principal vive um mundo de mentiras e acha "difícil" os sonhos se tornarem realidade.
Uma historia que me afligiu muito, fiquei preocupada com o destino da Vivian, ela conseguiu me deixar agoniada, e por isso em certo momento tive que parar a leitura e recuperar o folego. 

Além da fantasia é uma história que tem uma lição, trás uma realidade que não está tão distante.
Lindo, alegre, triste e emocionante. São sentimentos que provavelmente terão ao longo da leitura.

É o primeiro livro da autora e já adianto que ela começou muito bem.
Uma bela e envolvente história e uma capa que só de passar na frente da livraria já nos faz querer entrar e comprar!

"Sentiu o corpo afundado no colchão e a mente mergulhando na escuridão do sono. Entregou -se a ela por completo, sem medo e de coração puro, desejando transformar a realidade em sonho e o sonho em realidade."

Confiram também o vídeo resenha do livro ;)



Ótimas leituras
Beijos Dri