Resenha - Sombras do Medo - Camila Pelegrini

Título: Sombras do Medo
Autora: Camila Pelegrini
Editora: Garcia Edizioni
Páginas: 200

SINOPSE: Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira à extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem.
E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

"(...) Relutamos tanto em acreditar em certas coisas que não nos agradam, que quando nos damos  conta, a realidade cai sobre nós como um peso mior do que parecemos ser capazes de suportar."

Esse livro trata de uma distopia e só por isso ele já me ganhou. não sei se já comentei para vocês, mas eu adoro distopias e essa não foi diferente, pelo contrario, foi ainda melhor.

Essa é uma distopia, porém com uma história bem diferente de todas essas distopias que já estamos acostumados.

Na história conhecemos o mundo divido em cinco regiões. Cada uma delas tendo Singulares e Ordinários separados por uma muralha.
Os Singulares são os ricos, eles moram na Capital do lado de dentro da Muralha, ele têm vários banquetes e uma boa moradia.
Os Ordinários são as pessoas pobres que trabalham duro para ter uma refeição, moradia entre outras utilidades básicas.

A personagem principal que conhecemos nesta história é a Anabele, uma Ordinária. Ela tem 20 anos, mora com a mãe e está sempre na companhia de seu melhor amigo, Vicent.
Ela é uma menina/ mulher com um coração enorme totalmente disposta a ajudar a todos os que realmente precisam.

"(...) Você conseguiu, somente com amor resgatar o que de melhor já existiu nesse mundo(...)"
"(...) Talvez um dia a gente deixe de alimentar o caos e passe a alimentar a vida."

Como todo bom livro, neste também temos um pouco de romance. Anabele se apaixona por Henry, que é um forasteiro que chegou na cidade e ninguém sabe muito bem sobre sua vida.

Todos os moradores vivem já a muito tempo dessa forma, com essa separação e todo esse esforço, até que um dia as coisas começam a ficar diferentes.
As pessoas começam a sumir, aparecem gelo pelos lugares, ouvem gritos e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo, apenas sabem que quando esse tormento aparece alguém irá sumir. Como todo esse "problema" está afetando ambos os lados da muralha, presenciamos Singulares e Ordinários culpando uns aos outros, enquanto o problema e o caos não só persistem como também estão piorando.

"Eu sei que você sonha em mudar esse mundo, mas se serve de alguma coisa, saiba que você mudou o meu."

A Camila construiu uma história muito bem feita e muito bem elaborada, é uma história que te encanta, quando você começa a leitura e entra no mundo dos Ordinários e dos Singulares é impossível parar de ler e sair daquele mundo.
O assunto abordado foi genial, não consigo imaginar como não tinha lido nada relacionado a isso até hoje.
Quando desvendamos o que está acontecendo, nos deparamos com um duro choque de "realidade", é incrível a maneira como a história fica na nossa mente.

A história poderia ter sido mais longa e ter abordado alguns assuntos que quando começamos a leitura já estão acontecendo. Como por exemplo, como foi feita a divisão das regiões, e como Anabele começou a gostar de Henry. 
Mas isso são pequenos detalhes, que a autora pode ter até deixado propositalmente para um próximo livro =D

Eu indico que todos leiam "Sombras do Medo", uma distopia diferente, um livro rápido, com uma história magnifica e que só tem a acrescentar para nós leitores!

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste."

Confiram o vídeo resenha ;)



Ótimas leituras
Beijos
Dri