Resenha - Para onde ela foi - Gayle Forman


Título: Para onde ela foi
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240

Pode conter Spoilers do livro Anterior

SINOPSE: Para Onde Ela Foi - Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Comecei o livro esperando que a Mia continuasse a contar sua jornada. E minha dúvida era: será que ela perdeu a memoria?

Quando comecei o "Para onde ela foi" percebi que não era narrado pela Mia, (não li o primeiro capitulo de "Para onde ela foi" ao terminar "Se eu ficar") o que no inicio foi um choque pra mim, apesar de antes de começar a leitura, ter lido a sinopse, e saber que Adam era quem iria contar a história dessa vez.

"...Boatos, até os verdadeiros, são como chamas: tire o oxigênio e eles vacilam e morrem."

Passado o choque inicial/ momentâneo (rs), posso dizer que gostei da história narrada por Adam.

Podemos sentir e perceber o desespero que ele ficou e passou por conta de tudo que aconteceu com Mia, com seus familiares e com o relacionamento deles.

Agora três anos depois Adam é um Astro do Rock, que tem paparazzis a segui-lo por todo lado. É um jovem que tenta enfrentar seus medos, que sofre com pânicos, toma remédios controlados e por mais que esteja em uma ótima posição social fazendo muito sucesso, não está feliz.

                     "Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas as vezes passar 
                                 por um parece tão impossível quanto escalar o Everest."

Ao decorrer da história conseguimos entender um pouco sobre esse outro Adam, sobre a mudança em sua vida, como foi que ele tentou conquistar seus objetivos, crescendo em alguns aspectos e decaindo em outros.

Durante os três anos que se passaram após o acidente, por mais que esperasse Adam não teve mais noticias de Mia.

"Quando se fala em sentimentos, você nunca sabe realmente como a ausência de uma pessoa vai te afetar mais do que a de outra."

E então, quando ele resolve permanecer em Nova York uma noite a mais do que o planejado, eis que seus caminhos se cruzam e o que ele mais queria acontece.

Mas, depois de tanto tempo ele não sabe o que fazer ou como reagir. E fica em dúvida até mesmo, se realmente quer vê-la. 
Ele sabe que esse reencontro no minimo, é estranho demais.

             "Eu só queria que você ficasse bem. Só queria ajudá-la. Eu teria feito qualquer coisa."

Com certeza esse livro me encantou bem mais que o primeiro, e isso que eu já tinha amado "Se eu ficar". 

Não sei se pelo fato de agora poder conhecer mais o personagem de Adam, ou porque a história apesar de seus dramas, é mais romântica (amo romance) do que o livro anterior que tinha um drama.

"Eu a culpei por tudo isso, por partir, por me arruinar. E talvez isso tenha sido a semente, mas dessa semente cresceu esse tumor. E sou eu quem a alimenta. Eu a rego. Cuido dela. Mordisco suas amoras venenosas. Eu a deixo se enrolar no meu pescoço, sufocando o ar em mim. Fiz isso. Tudo sozinho. Tudo para mim mesmo."

Simplesmente Fantástico!

Se você se apaixonou pelo primeiro livro, não pode perder este. 
Se você não leu, mas assistiu o filme "Se eu ficar", não precisa ter medo (rs), pode ler o segundo livro que você vai conseguir entender perfeitamente, só alguns detalhes (como sempre) que o livro tem a mais.

Super indico essa leitura!

Não deixem de comentar ;)
Beijos
Dri