Resenha - O Casamento - Nicholas Sparks


Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 223


SINOPSE: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.

Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

O Casamento é um livro que conta a história de amor de Wilson e Jane.

Jane é a filha de Noah e Allie que são os personagens principais no livro Diário de uma paixão (resenha aqui)

Quem já leu a história ou assistiu o filme, sabe que Noah é um romântico ao extremo e Jane, passou a vida toda escultando as belas histórias de amor de seus pais. Isso fez com que ela sempre pensasse que sua história seria tão linda igual a deles ou melhor. 

"Se eu a olhava de relance, ela me dava um sorriso cúmplice, saboreando aquele joguinho."

E o que não deveria acontecer, acontece com Wilson. Ele esquece o aniversário de casamento de 29 anos deles.

Após esse acontecimento ele percebe que talvez a relação que ele tem com sua esposa esteja um pouco gasta e se surpreende ao perceber seu grande medo, talvez sua esposa já não o ame mais como antigamente.

"Mas devo admitir que o romantismo para mim é tão desconhecido quanto o ato de dar a luz."

Passado um ano do incidente anterior Wilson percebe com a ajuda de seu sogro, Noah (um romântico nato) que para melhorar a sua relação com Jane, ele precisa fazer com que ela se apaixone por ele novamente. 

Jane por sua vez também está em dúvida do amor de Wilson por ela, que sempre preferiu se dedicar muito mais ao trabalho do que a família.

" Ela encontrou um jeito de voltar para mim, como prometeu que faria. Tudo o que tive que fazer foi encontra-lá."

Então quando uma das filhas do casal, decide que precisará se casar na próxima semana, Jane fica preocupada e maravilhada, se sente ótima e realizada ao ajudar a filha com os preparativos do casamento, mas não sabe se dará conta de tudo, pois quer que a filha tenha um belo casamento,bem diferente do que ela teve. 

A coincidência é que o dia do casamento, será exatamente no aniversário de 30 anos de casamento de Wilson e Jane. E Wilson desta vez não pretende fazer nada errado.

"Cheguei mais perto e, antes que ela pudesse se esquivar, dei -lhe um beijo delicado, sentindo a maciez de seus lábios sob os meus."

A forma como Noah é próximo de Wilson que não é filho dele, mas genro é muito bonita. Me lembrou bastante do meu pai e meu falecido avô, a proximidade que eles tinham mesmo sendo sogro e genro, talvez mais próximos que a de um filho.
   
Na história conforme vão acontecendo as coisas, Wilson nos recorda de como a muitos anos atrás ele descobriu que amava Jane, como descobriu que pretendia se casar, enfim, ele nos envolve tanto com a história do casal que vemos o lindo amor que uniu a ambos.

"- A saudade aumenta o amor - brincou ela
- Não acho que isso seja possível - comentei, agora mais sério. - Você não faz ideia de quanto eu te amo."

É uma linda história, não posso descrever com outra palavra que não surpreendente, você espera muito que algo aconteça, mas quando acontece, não é o que você imaginou, é muito melhor.
Não é o melhor livro que eu li do Sparks, mas é com certeza um livro ótimo, com uma história linda que quando você perceber já se emocionou.

" Sim, concluí: é possível um homem mudar de verdade."

Indicado principalmente para quem gosta de um belo romance ;)



Não deixem de comentar ;) 
Beijos 
Dri