O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini


Título: O Silêncio das Montanhas
Autor:  Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
Páginas: 350

"O Silêncio das Montanhas" conta a história de dois irmãos Pari e Abdullah, eles moram em uma aldeia em Cabul, com o pai e a madrasta, são órfãos de mãe (que morreu ao dar a luz a Pari). Desde então abdullah tem como dever próprio cuidar da irmã. Os dois irmãos desenvolvem uma ligação muito forte.

Algo que Abdullah nunca achou que aconteceria vem a ocorrer, ainda criança eles são separados.

A história tem como foco esses dois personagens, porém para retratar a história deles, foram contadas histórias de diversos personagens desde 1949 até 2010, todos estão ligados direta ou indiretamente a Abdullah e a Pari.
Eu poderia considerar diversos outros personagens como principal.

"Estamos na França não no Afeganistão. Os jovens não vivem nem morrem pelo carimbo da aprovação paterna."

Não me lembro de outro livro em que pudesse descrever dessa forma, posso dizer que estava lendo uma novela ou uma série, daquele tipo que você acaba se apaixonando por diversos personagens e não consegue torce para um único deles, aquela novela em que você desmarca compromissos, falta a escola ou a faculdade,  pois não pode perder aquele capitulo.

Posso dizer que tive um carinho especial por dois personagens, Nabi e Pari, claro, não há como não ter um carinho ela.

"As pessoas aprendiam a viver com as coisas mais inimagináveis. Como ele se acostumaria. Assim era a vida"

Não tinha lido nenhum livro do Khaled Hosseini ainda, pretendia ler em breve para conhecer, pois li criticas ótimas, eis que ganhei de Natal \o/, decidi de cara que aquele seria o próximo, seria a leitura seguinte.

Não posso descrever de outra forma que não seja com os melhores elogios, Khaled Hosseini é um autor simplesmente surpreendente. Algumas cenas são tão fortes que cheguei ate a ver, como se eu estivesse realmente em Cabul, claro que lendo um livro vivenciamos a cena lida, mas com "O Silêncio das Montanhas" tudo foi triplicado, senti cheiros, vi imagens horríveis e cheguei a perder a fome, chega a doer o coração e em seguida te dar um alivio por saber da cena que procede a anterior.

Muitas histórias envolventes que merecem respeito e atenção, que te fazem pensar, respirar e suspirar.

"Encontrei uma fadinha triste
Na sombra de uma árvore de papel. 
Conheço uma fadinha triste
Que foi soprada pelo vento da noite."

Minha definição para o livro é simplesmente "Incrível". Acho que todas as pessoas deveriam lê-lo, só assim saberão a emoção de estar presentes entre as cenas de "O Silêncio das Montanhas".

Essas e outras resenhas vocês podem encontrar também no Orelha de Livro !